Translate

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

[Parte II] Vaidades vãs: A grande lição do profeta Jonas


"Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia" (Jonas 2:8)


Quem já leu a "Parte I" desse estudo, viu que o post anterior terminou propondo-nos um desafio: transportar as mesmas palavras do versículo ali em cima para a nossa realidade, e ver o que acontece a partir daí. Posso antecipar uma coisa a vocês?? Vai ser surpreendente e literalmente “arrebatador”.
Pronto para mergulhar nesse mistério??

Até aqui, tratamos de acontecimentos da antiguidade, ocorridos antes mesmo de Jesus Cristo nascer. Agora porém, veremos o efeito das palavras de Jonas sob a perspectiva do estilo de vida atual de pessoas como eu e você. Identificaremos não somente o que se pode concluir hoje por “vaidades vãs”, mas principalmente de que maneira elas estão atuando para desvirtuar a fé de inúmeros crentes, aprisionando-os geralmente a pequenas coisas, mas que – não se engane!! – vêm do diabo, são um perigo iminente a todos e só fazem desviar milhares - lenta e imperceptivelmente - das misericórdias de Deus; até que por fim, atinjam um estágio tal de apostasia que não cheguem nem mesmo a ouvir o tão esperado toque da trombeta que antecederá o arrebatamento da Igreja de Cristo.
1. Em primeiro lugar, lembre-se de um detalhe muito importante da nossa condição atual de crente: todos nós vivemos atualmente o período do evangelho da graça, que significa: aceitar a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador em espírito e em verdade, para então recebermos gratuitamente o dom da salvação, que em sua grande maioria, não implica em derramamento de sangue, tortura ou coisas do tipo. E glórias a Deus por isso, eu diria.

2. Respondam agora a seguinte pergunta: quão importante é a salvação de Jesus em sua vida para que você se importe mais com sua condição espiritual, e se esforce mais para abdicar das coisas que não agregam valor a você como servo de Cristo?

3. Refletiu?? Então note também o seguinte: se estamos vivendo o “período da graça” (já explicado acima) somos para lá de sortudos, não é mesmo? Afinal: a tribulação está reservada para os perdidos. Ou seja, somente os que ficarem para trás e aceitarem a Cristo nesse período terão que "sofrer na carne", resistir ao diabo (Anticristo) até a morte, ou ser morto pelas próprias pragas do apocalipse enquanto nós, “os arrebatados”, estaremos no céu com Jesus celebrando as bodas do Cordeiro.

3. Vamos enumerar agora todas as coisas boas que habitualmente cercam a vida de uma pessoa qualquer de hoje em dia: sua casa, sua família, o conforto em suas mais variadas formas, como: luz elétrica, água encanada, banheiro (com aquele chuveiro gostoso), fogão à gás, geladeira/freezer, máquina de lavar, microondas, computador, telefone/celular, internet, televisão na sala de estar (com aqueles puffs, almofadas, poltronas aconchegantes e cia. limitada), carro, ruas e estradas pavimentadas, rodoviárias, escolas, igrejas, empresas diversas, padarias, restaurantes, supermercados, shoppings (não vou mencionar bares e casas noturnas porque vamos combinar que isso não é lugar pra crente, né gente!?!?! pelo amor...). “Basicamente” é isso que compõe, no geral, a estrutura da sociedade moderna, correto?
Muito bem...Nova questão: você conseguiria se imaginar vivendo sem qualquer uma dessas coisas atualmente?? Algumas sim, né? Mas...todas? Meio difícil, não? 
Sem dúvida (infelizmente, depois que se acostuma com o luxo, ninguém mais quer abrir mão dele. #VerdadeSejaDita)
Agora olhe  para você mesmo: seus atributos, qualidades, habilidades, seus diplomas, suas conquistas, seus títulos (doutor, engenheiro, mestre, capitão, coronel, soldado, cabo, brigadeiro, prefeito, vereador, diretor, gerente, supervisor, líder, encarregado, escriturário, analista, etc.), sua posição na sociedade, seu emprego, sua inteligência, seu poder de persuasão, conquista, seu sorriso cativante, sua simpatia, sua astúcia (?!?), sua lábia (hein??); seu decote (!?!?) – seu abdômen definido (=O); suas curvas perfeitas – ou seus bíceps, tríceps e quadríceps “saltitantes”; sua “make” perfeita, suas jóias – ou aquela corrente de ouro que você ostenta junto com um aquele Ray-Ban seu; seus vestidos glamurosos, seu estilo, sua sensualidade, sua voz de veludo, suas unhas impecáveis (que enchem a mulherada de inveja, né...), seu carro do ano, sua fortuna, seu sucesso, seus hobbies, vícios e bla bla bla....
"Palavras do Eclesiastes, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade." (Eclesiastes 1:1-2)

ANÁLISE  E CONCLUSÕES

>>> Curiosidade: por acaso a mensagem está começando a fazer algum sentido pra você agora? <<<

Caros leitores, eis que o objetivo principal desse estudo agora se revela, simples e claro: despertar a consciência dormente (se é que já não está cauterizada) de vocês, crentes levianos e pobres de espírito!!

Até quando vocês vão continuar vivendo em suas bolhas e redomas de vidro, achando que está tudo lindo e que o mundo vai continuar evoluindo, prosperando e caminhando rumo à uma era de paz e progresso para todo o sempre?? Acorda pra Jesus, criatura!!! Será que você não consegue perceber que esse mundo está com os dias contados e absolutamente nenhuma dessas vaidades vãs – tangíveis e intangíveis – que te rodeiam, te enchem de orgulho e tem tanto valor pra você vão perder todo o sentido e não vão servir pra absolutamente nada se você ficar para a tribulação e, ainda por cima, vão rir da sua cara por tamanha ignorância e falta de entendimento? Já parou pra pensar talvez que, nesse período, sua beleza, seu status, seu dinheiro, sua riqueza, sua elegância, pose e posses só servirão para esfregar na tua cara quão mesquinho, miserável e vazio ser humano você foi diante de Deus o tempo todo da sua vida??
“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. (Apocalipse 3:14-19)
Gente...nada do que hoje torna nossa vida mais agradável, feliz e fácil de “levar” tem valor diante de Deus - e o que é pior: nada disso vai prevalecer ou mesmo servir de consolo para nós frente à ira que Deus derramará sobre a humanidade durante a tribulação – principalmente nos 3,5 últimos anos (lembrando que o total são 7), tamanho o colapso que acometerá esse planeta que chamamos de Terra. E ainda que não fosse assim, saiba que não será o seu carro, jatinho, sua mansão, fortuna ou formosura que te livrarão da ira do Todo Poderoso. Não consigo acreditar que ainda tem gente acreditando que invenções de última geração como os abrigos subterrâneos serão um refúgio imune à qualquer coisa ou, em outras palavras, à prova do “Criador desse mundo e tudo o que nele há”. Amadinho amadinho....use a inteligência só um pouquinho: na hora que Deus quiser Ele mesmo embrulha esse planeta aqui igual um "boné velho" e joga fora com você dentro e tudo o mais...entendeu? entendeeeeu??!!

Já ouviram falar alguma vez que apenas ¼ da população humana chegará ao fim da tribulação com vida? E das estrelas e pedras de dez talentos que cairão sobre a terra, dizimando cidades inteiras? Ou, quem sabe, das pragas que vão torturar a humanidade fazendo-a desejar a morte, que dela fugirá? Ou do cálice que será derramado sobre as nascentes dos rios contaminando toda a água potável? Nunca ouviu?? Já, mas nem tudo?? Sabe o que isso significa?? Que você precisa ler mais a Bíblia, principalmente as profecias para o fim dos tempos contidas no livro do Apocalipse.

Na próxima postagem, conclusão deste estudo, descobrirás como é gratificante desvendar os mistérios da palavra de Deus e compreender a importância e o peso de dela em sua vida espiritual nesses últimos dias.

Deus abençoe a todos...