Translate

domingo, 12 de julho de 2015

Lição pessoal: Qual a melhor maneira de aprender com nossos erros?



Hoje venho deixar aqui um testemunho diferente: uma lição importante que eu tirei recentemente de uma experiência pessoal. 
Como todo ser humano, eu também tenho defeitos e não me orgulho disso, mas não tenho vergonha de reconhecer, pois como já diz a Pitty o ditado: quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra. Perfeito, amadinhos...só Deus mesmo. E por mais que nos esforcemos para sermos servos irrepreensíveis, se não vigiarmos dia após dia, uma hora o inimigo arma uma cilada e nós caímos igual patinho. E o pior: quando a gente se toca já é tarde demais para tomar qualquer providência. 

Há cerca de 5 anos conheci uma pessoa que, logo de cara, se tornou muito especial pra mim. Mas, como já diz o ditado, "as pessoas que mais amamos são as que mais nos decepcionam." Em determinado momento naquela época, essa pessoa me feriu de uma maneira que eu jamais poderia imaginar. E aquela ofensa me atingiu tão profundamente que eu nunca mais consegui olhar na “cara” dela, de tão magoada e decepcionada que eu fiquei. Levei um bom tempo para me recuperar do “baque”, mas com muita oração, fé e esforço eu consegui superar tudo aquilo e perdoar essa pessoa inclusive pelo que ela me fez. Mas, como nunca mais nos vimos, não tive a oportunidade de dizer isso a ela.

Há 2 semanas mais ou menos, depois de muito tempo sem nos falar, essa pessoa me “procurou” para tratar de um determinado assunto mas, por conta do "passado negro" entre nós, levei a conversa com um pé atrás e, para piorar as coisas, surgiram alguns problemas em seguida que acabaram me levando à conclusão mais óbvia: isso é coisa do "fulano", ele tá querendo me prejudicar, bla bla bla. Resultado: No ímpeto da indignação, tomei uma decisão para lá de egoísta e imprudente para resolver o assunto - sem pensar por um momento sequer nas consequências. Simplesmente dei um "chega pra lá" na direção do Espírito Santo e, por fim, quando a verdade veio à tona e eu descobri que havia me equivocado completamente ao culpar essa pessoa pelos acontecimentos, vocês devem ter ideia de como eu fiquei =(
 #Sofrência

Gente, não tem coisa pior que passar a vida procurando fazer o que é certo, ser um testemunho vivo de transformação através de Jesus Cristo por onde quer que formos e, de repente, por negligência nos cuidados com a fé, ao invés de sofrer o dano – como geralmente acontece com o povo de Deus – sermos os causadores dele. E pior: fazendo nosso testemunho ir por água abaixo =(

Certas escolhas que a gente faz na vida simplesmente não tem volta (aquelas em que tentar consertar fica ainda pior, sabe?). E é exatamente por isso que eu vim compartilhar essa lição com vocês, porque não quero ver ninguém cometendo o mesmo erro que a pamonha irmã aqui. Em situações como essa que eu passei, é imprescindível respirar fundo e refletir com calma sobre o assunto, considerando as possibilidades, analisando a situação por todos os ângulos e, é claro, consultando a Deus para depois agir – do contrário, as consequências por não fazer o certo, por não ter procedido como um cristão que se preze podem ser sérias, e até irreparáveis (sem falar do peso na consciência ¬¬). No meu caso, só com muito joelho no chão, arrependimento, confissão da falta diante de Deus e intercessão por esta pessoa é que, aos poucos estou conseguindo cessar a angústia e a culpa dentro de mim pelo erro que cometi e o mal que causei a ela.

Portanto, amadinhos, lembrem-se sempre desse mandamento que eu não assimilei na situação que mais me pedia isso: Amar e respeitar o próximo como a nós mesmos, pois só assim seremos capazes de perdoar setenta vezes sete como Jesus ordenou; só assim conseguiremos dar uma segunda chance a quem nos magoou, porque passaremos a nos colocar no lugar dessas pessoas antes de agir, lembrando sempre que ninguém é perfeito. E mais: Deus tem o poder de fazer novas todas as coisas. Aquela pessoa que te ofendeu, que te feriu no passado pode ter se arrependido e até passado por situações que a levaram aos pés de Cristo e, quem sabe, até a uma transformação que lá atrás você jamais esperaria dela. Se era um perdido, hoje pode não ser mais, e ainda que seja, talvez agora esteja precisando da sua ajuda para se acertar com Cristo.

Se vocês querem saber, é essa a pergunta que não quer calar dentro de mim: e se essa pessoa tiver mudado mas, por conta do meu erro, eu tenha perdido a chance de levar a salvação a ela?? Infelizmente só me resta orar para que, se for esse o caso, Deus leve alguém até essa pessoa para terminar a obra. 

Moral da história: Quer parar de errar? Coloque Deus no comando de tudo - o que você fala, pensa e faz. A melhor maneira de aprender com nossos erros é aos pés da cruz, diante daquele que é perfeito, e através do qual somos aperfeiçoados pela fé. Portanto, para qualquer decisão que for tomar na sua vida a partir de agora amadinho, escolha Deus. Tá na dúvida? Escolha Deus. Pense o que Ele faria no seu lugar, consulte-o, e livre estarás de qualquer arrependimento. Nossos erros servem para nos lembrar que longe do Pai somos miseráveis e medíocres seres humanos. Só Ele tem o poder de operar em nós uma transformação real, que se reflete em frutos de paz, justiça, bondade, longanimidade, caridade e compaixão. #CultiveAPresençadeDeus

No mais, é tempo de vigiar e orar com todo o empenho irmãos, pois o fim da igreja está próximo e não podemos vacilar justo na reta final. Não perca um dia sequer na luta por sua coroa, por mais difícil que esteja. Gostaria de ter aprendido a lição desta mensagem assim como você: na terceira pessoa e não como protagonista, por isso te peço uma vez mais: não perca a chance de fazer o que é certo de primeira, pois pode não haver segunda chance. A partir de agora, vamos aproveitar cada lição, boa e ruim de nossas vidas para nos tornar cada vez mais imagem e semelhança de Cristo, amém???

Aproveito para deixar aqui o meu pedido: que Deus, em toda sua majestade e poder, reverta o mal que eu causei àquela pessoa, sarando o seu coração de todas as feridas e mágoas, restaurando-a por completo, derramando toda sorte de bênçãos sobre sua vida e trazendo paz, amor, felicidade e muitas vitórias/conquistas em nome do Senhor Jesus Cristo. (Amém!)


“Sábio é o homem que consegue controlar seu gênio, e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende.” (Provérbios 19:11)


“Jamais te entregues ao mal como vencido, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21)


“Muito melhor é o homem paciente que o guerreiro, mais vale controlar as emoções e os ímpetos do que conquistar toda uma cidade.” (Provérbios 16:32)

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine." (I Coríntios 13:1)