Translate

quinta-feira, 3 de março de 2016

Mas...E O MEU DIREITO???



Quando digo a vocês que o diabo é criativo, irmãos, realmente...É PRA ACREDITAR!!!

Já se imaginou alguma vez, na condição convicta que você tem de servo de Deus - ainda que imperfeito como todo ser humano é - dando uma advertência boba em uma pessoa próxima, tipo: "da próxima vez, lembra de levar a chave com você", e ser surpreendido por uma explosão de ira e revolta descabidas, que ainda por cima resultam numa afronta ainda mais descabida e ultrajante como resposta - tipo um "Para trás de mim, Satanás???"
Então...por incrível que pareça, foi exatamente isso que aconteceu comigo pouco tempo atrás. Como diz o ditado, "seria cômico, se não fosse trágico."

As lutas são um ciclo que segue mais ou menos o seguinte padrão: se não estamos com problemas do portão pra fora, com certeza o inimigo vai dar um jeito de causar problemas do portão pra dentro, e  vice-versa. E pra variar um pouco (ou muito) ainda, em alguns momentos vamos passar pelos dois ao mesmo tempo. Mas, como enfrentar situações em que o inimigo consegue colocar "irmãos na fé" em conflito? Momentos em que, a fraqueza toma lugar de um, ou dois, ou mais até, e o inimigo aproveita a brecha para armar aquela confusão??

A resposta para essa pergunta, irmãos, eu recebi diretamente de Deus. Mas não foi logo de cara, não. Pra dizer a verdade, não foi nada fácil. Antes eu precisei quebrar a cabeça um pouco.

De volta à situação em questão: resolvi me calar diante daquela imensa afronta porque, naquele momento, percebi que retrucar era sinônimo de pedir uma retaliação ainda maior. Mas obviamente, saí dali indignada, perplexa, passada e sei lá mais quantos adjetivos - afinal, levei um "tabefe" absurdo, sem dó nem piedade, por causa de um comentário para lá de "besta". (Sério mesmo!!!) Então fui para o quarto orar. Aquela situação me pegou totalmente desprevenida, e foi meio que "demais" pra mim. Então eu disse na minha oração:
- Não acredito numa coisa dessas, Senhor. Não é justo isso, não é justo! Já tenho passado tanta coisa, tem misericórdia...
E sabe aquelas horas em que o inimigo aproveita seu momento de fraqueza e vulnerabilidade para "botar lenha na fogueira", plantando pensamentos e resgatando situações do passado em sua memória para estimular ainda mais sua revolta contra alguém?

Então...nessa uma, orar acabou não surtindo efeito algum (como já era de se esperar), pois minha revolta e indignação naquele momento eram infinitamente maiores do que a minha vontade de perdoar, fechar a conta e passar a régua. Passei o dia seguinte inteiro sem olhar na cara daquela pessoa, inclusive, remoendo o tempo todo aquela situação na minha cabeça, o tempo todo!!!! Vocês estão entendendo???
- É a gota dágua, assim não dá...onde já se viu?!
- Não vou mais dirigir a palavra pro fulano, ele não merece.
- O mais engraçado é que...

Lembro que no segundo dia após esse acontecimento eu ainda não conseguia trocar uma palavra com aquela pessoa. E parecia ainda que, quanto mais eu orava, mais revoltada eu ficava. Mas quando eu finalmente pude me dar conta disso, e tomei essa condição como um sinal de alerta, inclusive, então eu pude reconhecer que aquele rancor todo dentro de mim tinha passado todos os limites, mesmo para aquele caso - e o que era pior: EU estava permitindo aquilo, sozinha, eu comigo mesma, voluntariamente me deixando contaminar e consumir por uma gigantesca onda de sentimentos ruins. Então, como tentativa desesperada de escapar do que eu mesma provoquei, comecei a abrir a Bíblia no "modo aleatório" à procura de alguma palavra de conforto. Porém não saía nada. Orava mais um pouco, abria a Bíblia, e nada de novo. Por fim parei de insistir, pensando: Deus não quer falar comigo hoje. Mas nesse mesmo instante, uma voz falou assim: a falta que você não cometeu quando decidiu se calar diante daquela afronta, você cometeu se deixando invadir por todos esses sentimentos ruins. Mas, como já era bem tarde àquela hora, acabei indo dormir.

Quando me levantei no terceiro dia, já me sentia um pouco mais calma. Mas ainda não era o suficiente pra conseguir perdoar uma ofensa tão grande. No entanto, sem mais nem porquê, minha própria consciência me acusou, do nada, de uma coisa que até aquele momento eu não havia pensado: já era a terceira vez que "o sol se punha sobre a minha ira" ( Efésios 4:26). E logo em seguida, minha própria mente me direcionou ainda àquela passagem da Bíblia em que Pedro negou Jesus três vezes antes do galo cantar. Aah, pra quê...
Comecei a chorar igual criança, mas dessa vez, era de raiva de mim mesma, por não enxergar que eu estava caindo igual patinho no laço do diabo esse tempo todo. Elevei o pensamento a Deus imediatamente e pedi que ele me socorresse, me ajudasse a superar tudo aquilo. Então, terminada a oração, peguei na Bíblia já com aquele sentimento de convicção, tipo "agora vai", e abri. (após não sei quantas tentativas frustradas) Me deparei, maravilhada, com o seguinte versículo:

"Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?" (Mateus18:33 -  parábola do credor incompassivo)

Irmãos de Deus, caí de joelhos na hora. Não sabia se chorava, se glorificava, pedia perdão ou agradecia a Deus, pois além daquela palavra tão certeira que eu tinha acabado de receber, eu também já podia sentir aquela onda de refrigério, cura e restauração a me invadir. \0/\0/\0/
Confesso que, naquele momento, me considerei a pessoa mais privilegiada do mundo inteiro por abrir a Bíblia e vê-la falar comigo de uma maneira tão intensa e especial, muito além do que eu podia imaginar. Era como se Jesus estivesse sentado bem ali do meu lado, entregando a mim com suas próprias mãos a preciosa lição do dia. 

Ultimamente irmãos, conforme o Dia do Senhor se aproxima, tenho aprendido através de várias experiências distintas, que o entendimento de santificação é bem mais amplo e abrangente do que a gente pensa. Tem a ver com muito mais do que vestir-se com decência, desviar os olhos, a mente e a língua do mal e guardar-se da corrupção da carne (adultério/prostituição etc.) Até as coisas mais pequenas do nosso dia-a-dia podem desbancar nossa santificação.

Não acredita??? Mas esse testemunho é um exemplo disso, amados! Pra todo lugar que eu olho ultimamente eu vejo o inimigo se valer, cada dia mais, de detalhes pequenos, quase insignificantes do nosso dia-a-dia, para causar problemas terríveis no meio do povo de Deus. Um deles, por exemplo, é essa nossa frequente falta de percepção do estado de humor do próximo. Sabe quando alguém te "cutuca" bem naquela hora que você já está por um triz de "explodir"? ou porque você já teve um dia bem ruim, ou porque já está "beliscado" mesmo com alguém ou alguma coisa, estressado, etc? Então...é disso aí que eu estou falando.

Mas, eis agora alguns dos segredos-chave da fé para obtermos sucesso nessas ocasiões:
- Abrir mão dos nossos direitos, abrir mão das nossas justiças;
- Sofrer o dano, ainda que estejamos com a razão;
- Ouvir mais, falar menos; 
- Colocar o interesse do próximo sempre em primeiro lugar, ou se colocar no lugar dele, mesmo.
- Perdoar, perdoar de novo, perdoar outra vez, perdoar novamente...
Tudo isso irmãos, nada mais é que o exemplo que o próprio Senhor Jesus nos deu, quando ofereceu a "outra face" diante de cada calúnia, ofensa e injustiça que sofreu. E quer saber o que mais?? Se já temos o direito à vida eterna, o que mais vamos querer reivindicar?? Esse privilégio já não deveria ser motivação suficiente para abrirmos mão de todo o resto???

"E disse-me: A minha graça te basta (...)" 2 Coríntios 12:9

Portanto, "rogo-vos (...) que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor". Efésios 4:1,2
Não esperem o amanhã chegar para fazer o que é certo, irmãos. Tampouco deixem o sol se pôr sobre a sua ira - como eu, inadvertidamente, acabei fazendo. Pratiquem diariamente o exercício da humildade, da caridade, do perdão e da renúncia, reconhecendo suas misérias em todo tempo, considerando que aquela ofensa que hoje alguém te fez, amanhã pode ser você fazendo se não vigiar - pois ninguém é perfeito; que certas virtudes que você não tem, são destaque no caráter de outra pessoa, e assim por diante. Ok??

"Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo." Malaquias 4:1

"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." 1 Pedro 1:16
"E perdoai setenta vezes sete." Mateus 18:21,22 


"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus." Mateus 18:3

 Amém.


LEIA TAMBÉM:

O Crente Cego e Inchado 


Bíblia Sagrada: O Espelho da Alma

 

"Demônios, ataques espirituais e intimidação diabólica: O que fazer?"


Vivemos na "Última Hora" do fim dos tempos